Para você conseguir vender na internet, você precisa entender a Jornada do seu Cliente!

A Jornada do cliente é o caminho que ele percorre desde quando ele conhece você até a compra de um produto ou serviço seu. Essa jornada tem várias etapas e você precisa saber construir com propriedade cada degrau que o seu cliente irá passar para poder realmente comprar de você! 

É errado pensar que todo mundo que chega até você já te conhece, já confia no seu trabalho e já está disposto a pagar por aquilo que você está oferecendo! Pelo contrário, a grande maioria precisa passar por um processo para realmente estar disposto a isso! 

“Mas afinal de contas Jaque, a jornada do cliente vai me ajudar em que no meu negócio online?”

Definir a jornada do cliente no seu negócio irá gerar vendas.

Muito simples, né? 

Como qualquer coisa na vida, sem planejamento você nunca irá conseguir alcançar grandes metas no seu negócio! Crescimento a longo prazo é estratégia e entender como os seus clientes compram de você é essencial!

Agora, vamos entender como essas fases da Jornada do Cliente funcionam:

Aprendizado e descoberta:

Quando um cliente em potencial tem o primeiro contato com você e com os seus produtos/serviços, você deve estar preparado para encaminhá-lo à próxima etapa!

Como o próprio nome diz, nessa fase, ele ainda não te conhece bem, talvez tenha chegado até você por um anúncio, pesquisando no Google ou por um conteúdo que você postou. Nessa fase ele talvez ainda não saiba que tem uma dor e muito menos que você terá algo para solucionar o problema dele, por isso esse contato deve ser feito com cautela, nada de já sair falando sobre a sua oferta! 

Formas de “fisgar” esses clientes na primeira etapa é com:

  • Conteúdo
  • E-books solucionando uma dor do seu cliente
  • Infográficos 
  • Masterclass

Depois disso, basta ele perceber que aquilo que você tem é interessante para se tornar um lead ( que é quando ele faz o download e deixa seu e-mail de contato).

Reconhecimento do problema:

Agora, o seu cliente já sabe quem é você, já sabe que você entrega bons conteúdos e também já sabe que precisa de uma solução para um dor dele! 

E agora que ele já sabe isso ele está em busca de alguém que irá ajudá-lo a solucionar! E é essa a oportunidade de mostrar ser exatamente o que ele está em busca!

Partindo de uma necessidade específica, um ponto de dor, o cliente tenta entender de que forma pode resolvê-la e quem pode ajudá-lo a atingir esse objetivo.

Já que ele já é um lead está na hora de educar esse cliente, oferecendo mais conteúdo relevante, ajudando sempre que puder e fazer com que ele entenda a diferença da sua ajuda gratuita para a sua ajuda paga. Isso para que ele amadureça a ideia de que precisa mesmo pagar para solucionar a dor dele!

Consideração da solução e decisão de compra:

A jornada do cliente está quase acabando e agora é o momento mais sensível de todos.

O seu cliente já tem uma necessidade e está cogitando as alternativas que irão ajudá-lo e você precisa se posicionar como a melhor escolha. 

Então, está na hora de começar a mostrar os bônus que você pode oferecer, os pontos positivos que você tem e principalmente precisa se mostrar disposto a ajudar a pessoa de verdade! Assim, você se torna a única escolha dele!

Pronto, ele finalmente virou seu cliente!

Porém, não pense que o seu trabalho acaba aqui!

Atrair e converter é muito importante, mas melhor que isso é fazer com que eles te tragam novos clientes.

Para isso, entregue tudo que você tem de melhor, supere as expectativas dele e entenda a real necessidade!

Quando isso tudo é feito, esse cliente poderá atrair novos consumidores, seja por recomendação ou por um depoimento da grande experiência que teve. Ele também terá grandes chances de passar pela jornada novamente e comprar outros produtos seus, de acordo com as necessidades dele. Desde produtos mais baratos até os mais caros.

Ter a jornada do cliente bem pensada é muito importante para o sucesso de qualquer negócio.

Por isso, pense em cada estágio e não ignore aqueles que ainda não estão prontos para comprar, isso é uma trajetória!

Compartilhe no Pinterest:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

marketing digital

mindset

instagram

lifestyle

jaqueline gatti no youtube

posts populares

faça parte do grupo

shop

posts RELACIONADOS

COPYRIGHT @2021 • JAQUELINE GATTI