Uma eficiente gestão de marca pessoal é uma ferramenta poderosa que ajuda você a se tornar mais relevante no mercado. Entenda:
Você faz vários cursos, está sempre estudando e reciclando seus conhecimentos mas não consegue muitos clientes nem emplacar o negócio dos sonhos? Talvez o problema esteja na sua marca pessoal – mais precisamente, na falta dela. Para quem quer conseguir se tornar uma empreendedora de sucesso é imprescindível dominar o assunto. Descubra como criar uma marca pessoal relevante no mercado!
Marca Pessoal ou Marketing Pessoal?
É muito fácil esquecer os nossos talentos para focar em quem queremos ser.
Também é comum esquecer os sucessos alcançados quando o volume de trabalho aumenta. Entretanto, é engraçado como sempre tem espaço para a gente lembrar de dificuldades e fracassos, não é mesmo?
Saiba que tudo isso é parte da marca pessoal. Todas as qualidades e atributos, sejam positivos ou negativos, fazem parte de você. Agora, o modo como você faz propaganda disso tem outro nome: marketing pessoal.
Como criar uma marca pessoal de sucesso?
Já que estabelecemos a diferença entre marca pessoal e marketing pessoal, duas expressões muito famosas, podemos conversar sobre o que realmente interessa: como criar uma marca pessoal de excelência.
Primeiro de tudo, anota aí: a marca pessoal precisa ter três pontos bem esclarecidos. São eles: propósito, caráter e conteúdo. O que você faz? Quem é você? Como você faz?
Defina o seu propósito
Ao definir o seu propósito, você deixa claro para as pessoas o que você faz exatamente e quais são as suas habilidades. Além disso, também te ajuda a esclarecer o seu papel no mundo.
Por quê você é conhecida? Por um serviço ou um produto? Vale lembrar também dos seus sucessos passados. Quais elogios você já recebeu? Por quê os recebeu?
Depois, é hora de pensar em quem você quer ser.
Defina o seu caráter
Aqui é a vez de escolher um tom. Como você se comunica com seus clientes, parceiros e colegas de trabalho? É entender qual a sua voz – seja dentro ou fora das plataformas sociais.
A dica é ser autêntica, gentil, confiante (mas não arrogante), altamente qualificada na sua área (ou áreas), manter os pés no chão, contribuir para a sua comunidade mas sem deixar de ouvir os outros.
Vale lembrar também a importância de apoiar outras pessoas e empresas sem comprometer os seus princípios.
Pense em deixar um legado e viva a sua marca. Afinal, você é o que diz ou o que faz?
Defina o seu conteúdo
O que você produz ou cria é diretamente influenciado pelo seu propósito e caráter. Promova um conteúdo que incentive as pessoas a participar de um diálogo. É promover uma conversa para a sua comunidade de um jeito original e relevante com o fim de acrescentar valor.
As melhores marcas pessoais possuem um nicho bem específico, têm uma identidade única e passam uma mensagem atemporal e consistente que vai ajudar as pessoas de alguma maneira.
Foque nesses três elementos (propósito, caráter e conteúdo) pois ele te levam a conseguir um emprego melhor, clientes e contatos de qualidade para você e sua empresa e, principalmente, reconhecimento no mercado.
O que você precisa para melhorar sua marca pessoal? Deixa aqui o seu comentário!
Muito bom!!
Você está de parabéns, quanto conteúdo interessante, seu Instagram, seu canal no YouTube, seu blog e pinterest estão repletos de conteúdos importantes. Obrigada pela contribuição!!
Fico feliz que esteja gostando Nara! obrigada pelo carinho!