Eu já falei da importância de criar um blog ou de mudar a conta do Instagram de pessoal para profissional. Mas a dica da vez é criar uma newsletter: uma ferramenta poderosa que pode trazer muitos benefícios, tanto para a sua carreira como para o seu negócio.

Além de recompensador, é barato e simples de fazer. Tão fácil que dá para começar ainda hoje!

 

REQUISITOS PARA CRIAR UMA NEWSLETTER

Antes de sair escrevendo, é importante preencher alguns requisitos. O que você vai precisar:

  • Ter uma conta de e-mail, se for empresarial, melhor ainda. Isso significa que você usa o seu nome ou nome da empresa e não somente o gmail.com por exemplo;
  • Inscrever-se em alguma plataforma de email marketing. Eu indico o ConvertKit ou o Mailchimp. O Mailchimp você não precisa pagar nada no começo, no entanto, para isso é preciso respeitar o limite de inscritos e e-mails por mês. Já o ConvertKit você investe inicialmente por mês, mas ele tem muitas funções e eu acho mais fácil de usar;
  • Ter conta em alguma rede social ou site, onde possa atrair inscritos. Por mais que muita gente considere ultrapassado, o Facebook ainda é excelente em atrair e converter audiência;
  • Organização e consistência;
  • Boa escrita.

POR QUÊ CRIAR UMA NEWSLETTER?

Montar um boletim de notícias pode ser um divisor de águas. Afinal, depois de converter um espectador em leitor, você tem a oportunidade de transformar aquele indivíduo em seu amigo, fã ou cliente fiel. E se o seu conteúdo for bom o suficiente, ele vai se encarregar de falar sobre você para os amigos, e consequentemente, promover aquele efeito boca a boca tão esperado!

 

MATERIAL GRÁTIS

Prepare um conteúdo contando a transformação pela qual o seu inscrito vai passar. Faça um vídeo, artigo para blog ou publicação em alguma rede social, como Instagram, Youtube ou Pinterest. Nele, fale sobre algum tema relevante para o seu público e anuncie o brinde ou amostra que você tem a oferecer.  Ah, é fundamental explicar o porquê desse mimo ser especial e transformador!

Esse material deve ser gratuito e pode ser entregue de diversas maneiras: tutorial, webinar, aula grátis, e-book, infográfico, exercício, checklist e outros.

É nesse momento que há uma troca de confiança e informação: o leitor envia os dados como nome, sobrenome e e-mail, ao mesmo passo que você agradece a confiança dele com ideias e conhecimento.

 

ANÚNCIOS

Caso opte por promover anúncios pagos para ampliar a sua lista de leitores, procure fazê-los de maneira simples e objetiva. Quando se trata de Facebook Ads, por exemplo, seja claro e direto ao ponto, as chances de conversão são mais altas. Avise também no grupo do Facebook ou Google,mas evite um discurso marqueteiro. Pelo contrário, inicie uma conversa para criar suspense e interesse na sua comunidade. Há também o Pinterest, outro lugar que pode trazer vários seguidores novos.

 

Compartilhe no Pinterest:

 

 

SITE DE QUALIDADE

Você tem um blog ou website de qualidade? Eu espero que sim. Uma página com produtos ou serviços, informações para contato, artigos e depoimentos de quem já trabalhou ou comprou da sua empresa. Eu falo isso porque ter um site no ar é imprescindível já que ele oferece mais opções de divulgação da sua newsletter, como janelas pop-up na página inicial, no fim de artigos do blog ou na barra lateral.

Todos esses recursos funcionam muito bem! E não se esqueça de incluir uma chamada de ação para divulgar o brinde preparado por você! Caso ainda não tenha, recomendo investir num site simples mas de qualidade, pois é a partir dele que você vai transformar tráfego em consumidores em potencial.

 

 O QUE ESCREVER?

A audiência viu o seu anúncio, enviou dados e se inscreveu na newsletter. Depois que ela recebeu o material gratuito, como é que você vai reter esse público? Bom, agora é a parte que entra a parte principal: escrever. É aqui que consiste a oportunidade perfeita pra estabelecer engajamento e uma certa conexão e proximidade com a pessoa do outro lado da tela. Portanto, fale de novidades, de ideias, promoções ou conte histórias. Recomende leituras, músicas, filmes. E mais: relate o que acontece por trás das cortinas, o seu dia-a-dia ou acontecimentos inusitados.

 TENHA UMA ROTINA

Para ter uma newsletter eficiente e produtiva, é preciso organização e consistência. Se você enviar um e-mail uma vez na vida, as chances do público se esquecer de você ou da sua empresa são muito altas. Portanto, é preciso ter uma rotina. Escolha um dia de semana, e respeite a agenda. Mas não exagere na frequência, muito menos no tamanho da mensagem. Seja conciso, obedeça as regras gramaticais e entregue conteúdo valioso, pertinente e diferenciado.

  

Você gosta de receber e-mails de pessoas e empresas que admira? Deixa aqui nos comentários a sua opinião.

Por Mariana Guido

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

CATEGORIAS

marketing digital

mindset

instagram

lifestyle

jaqueline gatti no youtube

posts populares

faça parte do grupo

shop

posts RELACIONADOS

COPYRIGHT @2021 • JAQUELINE GATTI